O Banco Central (BC) publicou o Boletim Focus, nesta segunda-feira (20), com redução na previsão do índice de preços ao consumidor (IPCA), principal indicador da inflação, e do Produto Interno Bruto (PIB), em 2023.
A projeção dos economistas do mercado para a inflação oficial brasileira caiu de 4,59% para 4,55%, segundo o Boletim Focus. Na semana anterior, estava em 4,59%. Com isso, a previsão se aproxima ainda mais do centro da meta de inflação, que é de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.
Leia também! Projeto elenca requisitos para os dirigentes dos fundos de pensão
O mercado também avalia que o PIB deve recuar no último trimestre e apresentar número final de crescimento de 2,85%. Na semana passada, a projeção era 0,04% superior.
O Boletim Focus apresenta as projeções de agentes econômicos feitas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Na última sexta-feira (17), o BC divulgou que o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) recuou 0,06 ponto percentual em setembro na comparação com o mês anterior, o que indica contração de 0,64% da atividade econômica no terceiro trimestre sobre os três meses anteriores. O IBC-Br é considerado a prévia do PIB.
Leia também! Desenrola inclui dívidas de até R$ 20 mil
Por sua vez, a previsão do Boletim Focus para a taxa de juros permaneceu estável em 11,75%. Atualmente, a Selic está em 12,25%. A expectativa do mercado é que o BC mantenha o ritmo de cortes de 0,5% na taxa de juros na próxima e última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) no ano, nos dias 12 e 13 de dezembro.