O Banco Central (BC) deve divulgar o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de setembro, nesta sexta-feira (17), às 9h. O IBC-BR é a prévia do PIB. A publicação estava prevista para a quinta-feira, mas a definição de nova data ocorreu em razão da mobilização dos servidores da instituição.
A categoria reivindica a criação de um bônus de produtividade semelhante ao que foi regulamentado para a Receita Federal e reestruturação da carreira.
Além disso, há um mal-estar interno entre esses servidores e procuradores porque há uma distinção entre os salários, visto que os procuradores recebem honorários que causam uma assimetria entre as remunerações das duas carreiras de nível superior.
O último dado disponível é o IBC-Br de agosto, quando o índice registrou um recuo de 0,77% da atividade econômica na comparação com julho. Segundo projeções da Reuters, o número foi pior que a expectativa do mercado, que calculava uma queda de 0,3%.
Leia também! Tributária: promulgação parcial descartada – Análise
Prévia do PIB
Divulgado desde março de 2010, o IBC-Br, conhecido com prévia do PIB, tem como objetivo mensurar a evolução da atividade econômica do país e contribuir para a elaboração de estratégia de política monetária. O Banco Central publica mensalmente o desempenho dos setores da economia a partir da análise de variáveis.