Início » Em semana curta, comissões discutem emendas da LDO

Em semana curta, comissões discutem emendas da LDO

A+A-
Reset

Em semana curta por causa do feriado da Proclamação da República (15), os parlamentares se reúnem, nestas segunda (13) e terça-feira (14), para discutir o orçamento 2024 e encaminhar emendas ao projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). No Senado, nestes dois dias, há a programação de reuniões em 17 comissões para tratar do tema. 

Na última terça-feira (7), a Comissão Mista de Orçamento aprovou o relatório preliminar da LDO. A primeira versão do texto mantém a meta fiscal de déficit zero para 2024, que poderá ser alterada por meio da apresentação e aprovação de emendas. O prazo para o envio de sugestões termina no dia 16 de novembro.

Deliberação do Relatório Preliminar com Emendas / LDO para 2024. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A expectativa é de apresentação de emenda por parte de parlamentar da base governista com proposta de déficit fiscal entre 0,5% e 1% no próximo ano. Outra possibilidade, caso isso não ocorra, é a apresentação de um destaque com o pedido de que votação da emenda separadamente. A entrega do relatório final deve ocorrer no dia 20 e a sua votação, até o dia 24 deste mês.

Emendas na LDO

Atualmente, o Congresso tem três tipos de emendas: individual, de comissão e de bancada estadual. De acordo com o relatório preliminar do projeto da LDO 2024, cada bancada estadual, cada comissão permanente e cada parlamentar pode apresentar até três emendas. 

Leia também! Senado pode analisar licenciamento ambiental nesta semana

Uma novidade entre as emendas à LDO é a que torna obrigatória a execução das emendas de comissão. Além disso, a CMO estuda a possibilidade de criar emendas de partido (RP5). A proposta ocorre após o fim das emendas de relator, também conhecidas como “orçamento secreto”.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais