O 1º voo para repatriar brasileiros de Israel aterrissou em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11), às 4h07, com 211 passageiros. A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou turistas, empresários, escritores, pastores, produtores de vídeo, aposentados que estavam em várias regiões de Israel.
A logística da operação Voltando em Paz, organizada pelo Governo Federal, teve início no dia 7 de outubro, quando ocorreu o ataque do grupo Hamas na região. Desde então, mais de 2 mil pessoas morreram no conflito.
O escritor e empresário brasiliense Fabrício Ramon Lopes relatou um ambiente tenso nas proximidades do aeroporto de Tel Aviv. “Saímos de Tel Aviv debaixo de mísseis e chegamos ao Brasil com aplausos. A nossa esperança é olhar para o céu e saber que não cairão bombas”, resumiu.
Os brasileiros foram recepcionados pelo ministro da Defesa, José Múcio, pela ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, e pelo tenente brigadeiro Damasceno, comandante da Aeronáutica.
O ministro da Defesa afirmou que o Brasil é o primeiro país a realizar operação de repatriação de cidadãos. “Vamos trazer todos os brasileiros que estão na região. O Itamaraty já está em contato com países vizinhos para ver se deslocamos os brasileiros que estão no entorno”, disse José Múcio.
Na tarde de terça (10), uma outra aeronave com capacidade para 60 lugares decolou do Brasil. Nesta quarta-feira, uma terceira aeronave com 210 lugares fará o trajeto entre Israel e o Brasil.
Leia também! Israel: Mais de 2,3 mil brasileiros solicitam repatriação
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv organiza grupos de brasileiros para embarque nos voos da FAB por critérios definidos. Em ordem de prioridade, pessoas com deficiência, idosos, grávidas e grupos com menores de idade.