A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira (3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que a produção industrial do país cresceu 0,4% em agosto deste ano, na comparação com julho. O resultado veio após uma queda de 0,6% em julho. O setor apresentou alta de 0,5% na comparação com agosto de 2022. No entanto, ele soma quedas de 0,3% no acumulado do ano e de 0,1% no acumulado de 12 meses.
De acordo com o gerente da pesquisa, André Macedo, “mesmo com o resultado de crescimento em agosto de 2023, a indústria permanece distante de recuperar as perdas do passado recente, estando, nesse momento, 1,8% abaixo do patamar pré-pandemia, ou seja, fevereiro de 2020, e 18,3% abaixo do ponto mais elevado da série histórica, que foi alcançado em maio de 2011”.
Na passagem de julho para agosto, 18 dos 25 setores industriais aumentaram a produção. O destaque foi no ramo de farmoquímicos e farmacêuticos (18,6%), veículos automotores, reboques e carrocerias (5,2%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (16,6%).
Leia mais! Governo apresenta déficit primário de R$101 bilhões entre maio e agosto
Já as principais atividades que apresentaram recuo foram indústrias extrativas (-2,7%), produtos diversos (-8,0%), couro, artigos para viagem e calçados (-4,2%) e de metalurgia (-1,1%). Celulose, papel e produtos de papel integram um segmento que apresentou estabilidade no mês.