O novo conjunto de instruções das urnas eletrônicas, código-fonte, que serão usadas nas eleições de 2024, será apresentado na próxima quarta-feira (4), às 10h. Em solenidade, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, inaugurará o Ciclo de Transparência-Eleições 2024. O objetivo é solucionar possíveis dúvidas sobre o período eleitoral do próximo ano.
O código-fonte será aberto faltando um ano para as próximas eleições municipais. Ainda, ficará disponível em tempo integral em uma sala privada no TSE até o período em que os sistemas serão lacrados. Isso ocorrerá às vésperas da votação. As instituições públicas, órgãos federais, partidos políticos entre outros poderão analisar o código-fonte mediante agendamento.
No caso de as entidades fiscalizadoras encontrarem eventuais inconsistências, elas devem ser apresentadas ao TSE, órgão responsável pela correção e demonstrar os ajustes realizados. Todas as alterações realizadas nos sistemas possuem rastreamento e ficam disponíveis para verificação das entidades.
Leia mais! Comissão da Câmara aprova projeto que permite penhora de site para pagar dívida
É importante lembrar que todos os sistemas de urna eletrônica ficam a disposição da sociedade, entre eles sistema operacional, bibliotecas, programas de criptografia e respectivos compiladores, dentre outros.