Início » IBGE: 47,8% das empresas industriais adotou o teletrabalho em 2022

IBGE: 47,8% das empresas industriais adotou o teletrabalho em 2022

A+A-
Reset

Nesta quinta-feira (28), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que 47,8% das empresas industriais, com 100 ou mais pessoas, implementaram o teletrabalho. Na área de administração, o teletrabalho foi adotado por 94,5% das empresas que operaram de forma digitalizada em 2022. De acordo com o IBGE, o teletrabalho vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas de diversos setores no mundo. 

Já as áreas de comercialização e desenvolvimento de projetos de produtos, processos e serviços aparecem na sequência com, respectivamente, 85,7% e 71,4% das empresas utilizando teletrabalho em 2022. A área com menor frequência de teletrabalho foi a de produção, onde apenas 38,7% das empresas utilizaram essa modalidade em 2022. 

O IBGE também destaca o telebrabalho nas áreas de fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (83,6%). Além da fabricação de bebidas (83,2%) e produtos eletrônicos e ópticos (72,6%). Já os que menos exploraram a função foram confecção de artigos do vestuário e acessórios (28,3%) e fabricação de produtos do fumo (21,2%).

A relação do teletrabalho com a segurança da informação

No relatório o IBGE também destaca que “a segurança da informação é uma preocupação cada vez mais presente tanto na vida dos cidadãos quanto das corporações. O elevado aumento da digitalização nas empresas requer que elas tomem múltiplas medidas de segurança da informação”.

Leia mais! Banco Central aumenta a projeção do PIB de 2% para 2,9%

O uso de antivírus (98,1%) para combater softwares maliciosos (malware) e e-mails fraudulentos (phishing) foi a medida de segurança da informação mais adotada pelas empresas. O segundo lugar (96,8%) foi o método de controle de acesso à rede. O objetivo é reforçar a segurança de uma rede proprietária, restringindo a disponibilidade de recursos de rede para dispositivos terminais.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais