O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu unanimemente, nesta quarta-feira (20), pela redução de 0,5 ponto da taxa básica de juros, alcançando patamar de 12,75% ao ano. Este é o segundo corte consecutivo e condiz com as expectativas do mercado brasileiro. O Copom se reúne a cada 45 dias para definir a taxa Selic.
Com o menor patamar dos últimos 16 meses, a redução de 0,5 ponto na Selic já era esperada pelo mercado financeiro. Pois, no comunicado da última reunião, o Copom sinalizou que poderia continuar reduzindo a Selic na “mesma magnitude” do corte de agosto.
Em nota, o Copom afirma que a economia do país está crescendo, mas que o órgão espera uma desaceleração nos próximos trimestres. Com a economia desacelerando, desde que a inflação fique sob controle, mais cortes na Selic são esperados.
Leia mais! PIB recua 0,3% em julho, aponta FGV
“Em relação ao cenário doméstico, observou-se maior resiliência da atividade econômica do que anteriormente esperado, mas o Copom segue antecipando um cenário de desaceleração da economia nos próximos trimestres”, acrescentou.