Início » Internacionalização de franquias brasileiras: oportunidades e desafios em destaque

Internacionalização de franquias brasileiras: oportunidades e desafios em destaque

A+A-
Reset

Um estudo da Associação Brasileira de Franquias (ABF) agitou o cenário empresarial do Brasil e do mundo. O relatório, divulgado em abril deste ano, apontou um aumento de 16% das franquias brasileiras com atividades no exterior. O dado refere-se a 2022 em relação ao ano de 2021.

As empresas brasileiras vêm fazendo muito sucesso no exterior e, segundo relatório da ABF mostra o Desempenho do Franchising Brasileiro, quando se trata de operações internacionais as nossas franquias subiram de 183 marcas, em 2021, para 213 em 2022.  Com referência aos países em que há presença de redes brasileiras, o número também cresceu, passando de 114 para 126 nações, uma alta de mais de 10%. Esse fator tem feito os franqueadores brasileiros considerarem cada vez mais a internacionalização de suas marcas.

Além do crescimento no exterior, é importante destacar o impulso que o setor de franquias tem experimentado nos últimos meses aqui mesmo no Brasil. O último balanço registrou um crescimento nominal de 12,9% no 2º trimestre comparado ao mesmo período do ano passado, com o faturamento saltando de R$ 48,052 bilhões para R$ 54,253 bilhões.

Minas Gerais lideram essa estatística com resultados expressivos. Na comparação com o segundo trimestre de 2022, o crescimento foi de 25%. Já em relação ao mesmo intervalo de 2021, houve um aumento de 49,4%, e com o segundo trimestre de 2020, um incrível salto de 118,7%.

Franquias no exterior

Muitos empresários estão motivados a expandir e, inclusive, investir internacionalmente devido às incertezas políticas, econômicas e jurídicas no Brasil. E para isso, especialistas enfatizam a necessidade de precauções rigorosas ao embarcar nessa jornada.

De acordo com Renato Oliveira, Consultor de Negócios Internacionais na Bicalho Consultoria, “Com um planejamento cuidadoso, conhecimento do mercado local e assistência de consultores especializados, os empreendedores podem expandir seus negócios para além das fronteiras nacionais, alcançando novas experiências e conquistas”.

Confira o ranking de franquias brasileiras de 2022 pelo mundo:

       Estados Unidos: 78

       Portugal: 56 

       Paraguai: 46 

       Bolívia: 27 

       Colômbia: 23

       Chile: 23 

       Uruguai: 22

       México: 21

       Argentina: 20

       Espanha: 19

 

Os EUA continuam no topo da lista de destinos das marcas brasileiras no exterior. Das 213 marcas brasileiras internacionalizadas, 78 estão localizadas no país.

Leia mais! 45,1% multinacionais brasileiras aumentaram investimentos no exterior desde 2021, mostra Fundação Dom Cabral

“Temos notado um crescente interesse de empresários brasileiros de franquearem ou levarem suas empresas para o exterior, principalmente nos pós-pandemia, quando o empreendedorismo se mostrou mais evidente. Só aqui no nosso escritório de Belo Horizonte, todos os meses atendemos pelo menos 5 empresas com interesse nessa modalidade, ressalta Renato.   

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais