Início » Luiz Marinho critica ausência do parlamento em decisões da contribuição sindical

Luiz Marinho critica ausência do parlamento em decisões da contribuição sindical

A+A-
Reset

Durante entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro” nesta quarta-feira (13), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, criticou a ausência do parlamento em decisões sobre a contribuição sindical. “Acho que o Congresso tem que legislar mais. Reclamam de o Supremo está legislando e que outras instituições estão legislando, porque há ausência do Parlamento na legislação. Esse é um tema legislativo”, declarou.

O comentário surgiu após a validação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a contribuição assistencial para custear o funcionamento de sindicatos. A pauta não tem relação com o “imposto sindical”, que deixou de ser obrigatório em 2017, quando foi aprovada a Reforma Trabalhista do ex-presidente Michel Temer.

Segundo Marinho, a proibição da contribuição levou ao desmonte de diversos sindicatos pelo país e, consequentemente, a um cenário de “fragilidade terrível”. “É importante ter noção do papel que os sindicatos representam na sociedade. Seguramente, sindicatos frágeis enfraquecem a democracia. E aí ocorre o que assistimos no dia 8 de janeiro deste ano. Uma democracia que se preze seguramente, uma democracia verdadeira tem sindicatos representativos”, argumentou.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais