Início » CPI Americanas: relatório a ser votado hoje aponta fraude, mas não identifica culpados

CPI Americanas: relatório a ser votado hoje aponta fraude, mas não identifica culpados

A+A-
Reset

A CPI das Americanas vota nesta terça-feira (5) o relatório final dos trabalhos. O relatório de Carlos Chiodini (MDB-SC) reconheceu a fraude, mas não traz a responsabilização de culpados pelo rombo de R$ 20 bilhões da empresa. A sessão terá início às 15h.

O relator argumenta que o prazo de funcionamento da CPI foi insuficiente e seriam necessárias provas mais robustas para que se pudesse chegar a um veredito de valor seguro. Chiodini solicitou mais tempo para o funcionamento da comissão, mas o presidente do colegiado, deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE), afirmou à Arko que o pedido não será concedido.

“O conjunto probatório, de fato, converge para o possível envolvimento de pessoas que integravam o corpo diretivo da companhia (ex- diretores e ex-executivos). Contudo, os elementos até então carreados não se mostraram suficientes para a formação de um juízo de valor seguro o bastante para atribuir a autoria e para fundamentar eventual indiciamento”, diz o relatório.

O deputado ainda destacou que as investigações, no âmbito judicial, conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, embora estejam em uma etapa mais madura, não apresentaram conclusões assertivas. Carlos Chiodini, com base na falta de concretismo nas provas apresentadas concluiu que seria “inconsequente apontar pessoas”.

Ainda na sessão desta terça-feira, a ex-diretora da Americanas, Anna Christina Ramos Saicali, prestará depoimento na CPI, a pedido do relator. A oitiva de Anna Christina estava marcada inicialmente para o dia 29 de agosto, mas na ocasião a mesma não compareceu e a data precisou ser remarcada.

Leia a íntegra do relatório

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais