O presidente Lula anunciou a redução de 14% na taxa de juros dos financiamentos do Crediamigo, além do aumento da projeção das aplicações do Agroamigo e a expansão no atendimento dos dois programas. O comunicado ocorreu durante a celebração dos programas de microcrédito urbano e rural do Banco do Nordeste, nessa sexta-feira (1º), em Fortaleza (CE).
“A gente vai cada vez mais aumentar a quantidade de dinheiro e disponibilidade para investir. Na medida em que a gente for crescendo, a gente vai aumentar a capacidade de vocês tomarem mais dinheiro emprestado”, ressaltou.
Entre as mudanças está o aumento de 80% nos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) direcionados ao Crediamigo no segundo semestre, totalizando R$ 1,8 bilhão. O aumento permite que os clientes de baixa renda consigam contratar operações com juros reduzidos.
Ainda, está prevista a ampliação do número de unidades do programa, de 470 para 1.000 até o fim de 2025, e a criação de uma equipe de 200 pessoas a serviço da Camed Microcrédito para atuação direta no programa Desenrola Brasil em toda área de atuação do banco. Espera-se a regularização de mais de 311 mil contratos, beneficiando mais de 600 mil clientes.