Início » A duas semanas da eleição, Lula mantém 12 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, mostra Datafolha
DestaqueEleiçõesUrgente

A duas semanas da eleição, Lula mantém 12 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, mostra Datafolha

A+A-
Reset

A pouco mais de duas semanas do primeiro turno da eleição presidencial de 2022, a disputa segue estável com o ex-presidente Lula (PT) sustentando vantagem de 12 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL). Lula tem os mesmos 45% das intenções de voto marcados há uma semana, e o presidente oscilou negativamente de 34% para 33%.

Em terceiro lugar, empatados tecnicamente, vêm Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 5%. Foi o que aferiu a nova pesquisa do Datafolha, realizada de terça até ontem. A fotografia é especialmente ruim para Bolsonaro, que nas últimas semanas fez tudo para tentar aproximar-se de Lula, líder desde que voltou ao páreo pelas mãos da Justiça em 2021.

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) subiu no limite da margem de erro e empatou tecnicamente em segundo lugar com Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa pelo Governo de São Paulo. Fernando Haddad (PT) segue na liderança. Garcia tinha 15% no levantamento anterior e foi a 19%. Tarcísio variou dentro da margem de erro, de 21% para 22%. Já Haddad oscilou de 35% para 36%.

A pesquisa capta parcialmente o efeito do debate realizado por Folha, UOL e TV Cultura, na terça-feira. No evento, tanto Tarcísio quanto Haddad tornaram Rodrigo o alvo principal. A campanha de Haddad avalia que seria melhor enfrentar Tarcísio, cujo padrinho é Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno.

E Minas Gerais, o governador Romeu Zema (Novo) mantém vantagem de 28 pontos percentuais sobre o segundo colocado na disputa eleitoral em Minas Gerais, segundo o Datafolha. A pesquisa mostra que Zema tem 53% das intenções de voto para o governo, ante 25% de Alexandre Kalil (PSD).

No levantamento anterior, feito entre 30 de agosto e 1º de setembro, o placar estava em 52% a 22%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Com o resultado, Zema permanece em condições de vencer a eleição já em primeiro turno, no próximo dia 2 de outubro. O terceiro colocado na disputa é o senador Carlos Viana, do PL, candidato de Bolsonaro no estado, que antes tinha 4% e agora aparece com 5%.

O governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) se mantêm juntos na liderança das intenções de voto para o Governo do Rio de Janeiro, de acordo com o resultado pesquisa do Datafolha divulgada ontem.

Castro tem 31% e Freixo atinge 27% da preferência do eleitorado. Os dois estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou menos.

Castro manteve o percentual atingido na última pesquisa, realizada há duas semanas, enquanto Freixo oscilou positivamente um ponto percentual. Pela primeira vez, Castro não apresentou alta, ainda que numérica, na aprovação de seu governo.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais