Início » Rede 5G opera em Goiânia, Curitiba e Salvador; na próxima semana, chegará a mais 4 capitais

Rede 5G opera em Goiânia, Curitiba e Salvador; na próxima semana, chegará a mais 4 capitais

A+A-
Reset
DestaqueInfraestruturaUrgente

A rede 5G puro (standalone) chegará na segunda-feira da próxima semana (22) às cidades do Rio de Janeiro, Florianópolis, Palmas e Vitória, como informou nesta terça o conselheiro da Anatel, Moisés Queiroz.

Ele preside o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), responsável por acompanhar a instalação da nova rede.

Desde ontem (terça-feira), a rede 5G passou a operar em Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA). Com elas, já são oito capitais no país a contar com a nova geração de telefonia.

Antes a rede já havia chegado a São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa. Na semana que vem, serão doze capitais de estado no total.

Queiroz informou que será realizada reunião extraordinária do Gaispi amanhã (18), para autorizar que a rede seja acionada nas novas capitais. “Os trabalhos avançaram e os testes com as novas redes começam, na quarta-feira. Avaliaremos se a rede está pronta para ser ligada nas cidades”, disse.

Segundo Moisés, ainda não se sabe ao certo o volume de antenas 5G que serão instaladas das novas capitais que acabaram de entrar na lista. Curitiba estreou a nova tecnologia nesta terça com 316 antenas; Salvador com 139 estações rádio-base e Goiânia, com 100 antenas. De acordo com o cronograma inicial estabelecido pela Anatel, as operadoras devem colocar pelo menos uma estação para cada 100 mil habitantes.

5G não é só para celular: Tablets, relógios, carros e até óculos terão novas propriedades.

O prazo máximo de ativação comercial do 5G em todas as capitais foi prorrogado em 60 dias, ou seja, até 27 de novembro, por uma questão de “cautela e prudência”, de acordo com a Anatel. Porém, nada impede que nessas capitais o sinal seja liberado antes de novembro, caso o trabalho de instalação de antenas e filtros avance.

5G

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais