Início » BNDES e Banco Interamericano firmam acordo sobre parcerias na área de saneamento
DestaqueEconomiaGovernoInfraestruturaUrgente

BNDES e Banco Interamericano firmam acordo sobre parcerias na área de saneamento

A+A-
Reset

O BNDES e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram acordo de cooperação técnica na semana passada envolvendo projetos de Parceria Público Privadas (PPPs) em saneamento. A iniciativa tem como objetivo avaliar previamente a viabilidade de projetos a serem implantados em regiões remotas e de menor viabilidade financeira.

O BID fez uma doação US$ 350 mil que serão usados no desenvolvimento de mecanismos que auxiliarão o BNDES na estruturação desses projetos. A ideia, como informou o banco fomento brasileiro, é direcionar e ampliar investimentos para essas localidades, reduzindo os riscos e elevando a probabilidade de sucesso dos órgãos envolvidos na operação.

O acordo vai buscar estabelecer parâmetros de avaliação prévia quanto à viabilidade técnica, financeira e econômica de projetos de universalização de água e saneamento de um município, um grupo de municípios ou uma região. Este é um dos gargalos que o marco legal do saneamento enfrenta no momento, quando completa dois anos de sua implantação.

Técnicos dos dois bancos também vão trabalhar em conjunto com equipes de consultores na criação de sistema para calcular custos operacionais (Opex) e de investimentos de capital (Capex) dos serviços de água e saneamento em áreas carentes (favelas) e rurais.

Os dados obtidos com o trabalho decorrente do acordo entre os dois organismos farão parte dos modelos financeiros dos contratos de PPP e concessões, para a definição de ações para atendimento a essas áreas. O modelo de PPP vai se ampliando no setor de saneamento em municípios de médio porte, com a divisão dos investimentos entre os setores público e privado.

Melhoras

O ranking (2022) com o grupo dos vinte piores municípios brasileiros em saneamento básico, elaborado pelo Instituto Trata Brasil, mostra que, alguns deles apresentaram relativos avanços ao longo dos anos e deixaram o grupo. Alguns exemplos são: Natal (RN) ocupando a 72ª posição de 2022, Olinda (PE) ocupando a 65ª posição de 2022, Paulista (PE) ocupando a 64ª posição de 2022, e Aparecida de Goiânia (GO).

O município goiano, localizado ao lado da capital do estado, vem apresentando sólida melhora de seus indicadores nos últimos dois anos, tendo saltado 36 posições nesse período e alcançado a 47ª posição de 2022, firmando seu lugar entre os 50 primeiros colocados do ranking deste ano, ressalta o instituto.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais