Início » TSE julga hoje disputa por comando do PROS

TSE julga hoje disputa por comando do PROS

A+A-
Reset
DestaqueEleiçõesNotíciasUrgente

O Plenário virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidirá até às 23:59 desta quarta-feira (10) sobre o comando do PROS, disputado por Eurípedes Jr. e Marcus Holanda. O resultado do julgamento marcará novo episódio na disputa judicial que coloca em risco a candidatura de Pablo Marçal, postulante à Presidência da República pelo partido.

O primeiro voto foi do ministro Ricardo Lewandowski, que manteve a posição de que a competência da decisão ainda é do TSE. Já o ministro Edson Fachin, presidente da Corte, votou de forma contrária. Para ele, a competência é da justiça comum. Fachin deixou claro em seu voto que “Permanece válida a compreensão de que o ato interno pela titularidade dos cargos de direção nacional do partido ocorreu em momento que não afetou o processo eleitoral de 2020”. Ainda são aguardados o registro dos votos dos outros 5 integrantes da Corte.

Atual mandatário da legenda, Eurípedes já sinalizou que irá apoiar a campanha do ex-presidente Lula, o que pode ampliar a coligação em torno do petista, garantindo mais 17 segundos de tempo de TV. Hoje, o candidato conta com o maior tempo de televisão entre os presidenciáveis, totalizando 3 minutos e 15 segundos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, terá 2 minutos e 35 segundos, tempo similar ao de outros candidatos como Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União).

No entanto, Marçal já registrou a candidatura junto ao TSE e se recusa a retirar o nome da disputa. Na tentativa de reverter isso, Eurípedes realizou nova convenção partidária na última sexta-feira (5), para revogar a candidatura própria do partido, decisão que também foi levada à Justiça. O entendimento, por hora, é que a única forma do nome de Marçal não aparecer nas urnas é se ele renunciar à corrida ao Palácio do Planalto. Isso porque, conforme a legislação eleitoral, uma nova convenção partidária só pode ser convocada pelas siglas após 10 dias da primeira, respeitando o prazo limite do calendário, que este ano foi de 20 de julho a 5 de agosto.

Relembre o caso

Fundador do partido, Eurípedes é suspeito de desviar verba pública destinada à sigla, razão pela qual foi afastado do comando do PROS em março deste ano. Marcus Holanda assumiu o posto, mas foi retirado do cargo por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, deferida na última sexta-feira (5). Após isso, Eurípedes Jr. retornou ao posto e convocou nova convenção partidária, reunião em que foi definida a retirada de Pablo Marçal da disputa ao Planalto.

Interlocutores do partido apontam José Eduardo Cardozo como principal articulador da ala de Eurípedes em prol do apoio à candidatura petista. Filiado ao PT, Cardozo foi ministro da Justiça e advogado geral da União no governo Dilma Rousseff. Tudo indica que o imbróglio em torno do PROS deve permanecer até que sejam esgotadas as instâncias na justiça.

Edson Fachineleições 2022LulaPROSRicardo LewandowskiTSE

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais