Início » Alexandre de Moraes vota contra usar nova Lei de Improbidade para beneficiar quem já foi condenado
DestaqueUrgente

Alexandre de Moraes vota contra usar nova Lei de Improbidade para beneficiar quem já foi condenado

A+A-
Reset

O Supremo Tribunal Federal está julgando nesta semana três ações que questionam mudanças na Lei de Improbidade Administrativa. A relatoria é do ministro Alexandre de Moraes.

As ações questionam se as alterações inseridas pela Nova Lei de Improbidade Administrativa – aprovada no fim de 2021 – podem ser aplicadas retroativamente ou não.

O julgamento começou nesta quarta-feira (3), mas o ministro Alexandre de Morais proferiu o seu voto na tarde desta quinta-feira (4). Seu voto foi contra a possibilidade de aplicar de forma retroativa a nova Lei para beneficiar quem já foi condenado com base na legislação antiga.

O principal ponto de mudança que a Lei Nova Lei de Improbidade trouxe é que para a condenação de agentes públicos por improbidade administrativa (que acarreta a ilegibilidade) será exigida a comprovação de dolo (intenção de cometer o crime). Ou seja, as condutas culposas (sem intenção) não gerarão ilegibilidade.

Dependendo da decisão, o STF pode devolver a elegibilidade para políticos que já sofreram condenações pela Justiça e que estavam proibidos de disputar eleições.
E isso pode afetar diretamente as chapadas e o resultado das eleições 2022.

Já há um movimento de políticos tradicionais que querem ser candidatos e estão esperando a decisão. Por exemplo, o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho.

Além disso, tal decisão pode ter impacto sobre casos menos populares, que envolvem prefeitos e ex-prefeitos, secretários municipais e funcionários públicos.

A celeridade do julgamento neste momento é um pedido de vários políticos, entre eles o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) que, em encontro em junho com Luiz Fux, presidente do STF, pediu que o STF mantenha as alterações feitas pelo Congresso na Nova Lei de Improbidade Administrativa.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais