Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

Agosto é o mês em que as eleições gerais de 2022 terão início. Nesse pleito, serão eleitos: Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais ou Deputados Distritais.

A seguir, veja as principais datas que devem ser observadas por partidos e candidatos:

Agosto

05/08 – último dia para realizar convenções pelos partidos políticos e federações para decidir sobre a escolha de candidatos.
15/08 – último dia para partidos políticos e federações requererem registro de candidatos a presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador e suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
16/08 – início da propaganda eleitoral, incluindo na internet e por meio de alto-falantes, caminhada, carreata ou passeata.
26/08 – início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Setembro

09/09 – partidos e candidatos devem começar a prestar contas parciais da movimentação financeira ocorrida desde o início da campanha.
12/09 – último dia para pedir substituição de candidatos.
15/09 – TSE divulgará a prestação de contas parcial da campanha de candidatos, partidos e doadores.
17/09 – a partir desta data, nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.
27/09 – a partir desta data, nenhum eleitor poderá ser preso, salvo em flagrante delito ou condenação por crime inafiançável.
29/09 – último dia para realização de comícios, debate no rádio e na televisão e da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
30/09 – último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, de anúncios de propaganda eleitoral.

Outubro

1º/10 – fim da propaganda eleitoral por meio de alto-falantes, caminhada, carreata ou passeata.
02/10– Dia das eleições.
03/10 – início da propaganda eleitoral do segundo turno.
07/10 – início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para o segundo turno
27/10 – último dia para realização de comícios
28/10 – último dia da propaganda eleitoral gratuita de segundo turno no rádio e na televisão, realização de debate e divulgação paga na imprensa escrita.
29/10 – último dia para propaganda eleitoral por alto-falantes, caminhada, carreata ou passeata.
30/10 – Dia das eleições de segundo turno.

Autor

  • Pedro Leal é Jornalista e Cientista Político, formado pela Universidade de Brasília. Trabalha na Arko Advice há mais de dois anos, atualmente como analista político com foco em inteligência no legislativo e mapeamento de stakeholder. Tem experiência no atendimento de fundos de investimento internacionais, associações de classe e multinacionais. Foi um dos coordenadores do Projeto Politeia, projeto de simulação do processo legislativo da Câmara dos Deputados e UnB.