Início » João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte vão receber na sexta serviços da rede 5G
InfraestruturaUrgente

João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte vão receber na sexta serviços da rede 5G

A+A-
Reset

João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte são as próximas da fila para receber a internet móvel de quinta geração (5G standalone). Está tudo pronto o sinal ser ativado na sexta-feira, segundo informação do conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Moisés Queiróz Moreira.

Queiroz Moreira preside o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHZ (Gaispi), responsável pela “limpeza” da faixa no ar por onde vão transitar os sinais de internet do 5G puro. 

O trabalho consiste na migração do sinal de TV por antenas parabólicas da atual frequência, na banda C, para uma nova frequência. Na prática, equipes de campo estão instalando filtros nos equipamentos para fazer esse “desvio”.

A instalação desses filtros já foi concluída em João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte, com testes realizados ao longo do fim da semana passada nas duas primeiras capitais. Em Belo Horizonte, os testes foram concluídos ontem. “Essas cidades estão avançadas nos trabalhos, fizeram os testes no fim de semana e terminaram agora. A limpeza já foi feita”, afirmou Queiróz.

A expectativa é de que as operadoras TIM, Vivo e Claro acionem o 5G imediatamente após o sinal verde da Anatel, assim como aconteceu em Brasília. As antenas, porém, devem cobrir, por enquanto, apenas uma parte das cidades. 

Simplificação

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza na quinta-feira desta semana (28), a partir das 14h30, audiência pública virtual para discutir a proposta de simplificação da regulamentação de serviços de telecomunicações. O evento pode ser acompanhado pelo canal da Anatel no YouTube ou pelo portal da Anatel, na área de transmissão ao vivo.

Objeto da Consulta Pública nº 41 – a simplificação da regulamentação de serviços de telecomunicações – é o item 25 da Agenda Regulatória 2021-2022. Contribuições podem ser enviadas por meio do sistema Participa Anatel até o dia 8 do mês que vem. A reunião de quinta é para discutir o assunto de forma presencial.

A iniciativa consolida 37 resoluções da Agência, e resultou na elaboração de três documentos abertos às sugestões e comentários dos interessados. Perguntas devem ser encaminhadas, durante o evento, para o endereço eletrônico regulamentacao@anatel.gov.br e serão respondidas ao final da apresentação ou após o término do evento.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais