Início » Haddad aposta na narrativa da Frente Ampla em meio a desafios – Por Carlos Eduardo Borenstein

Haddad aposta na narrativa da Frente Ampla em meio a desafios – Por Carlos Eduardo Borenstein

A+A-
Reset
DestaqueEleiçõesPolítica

A federação Brasil da Esperança – PT, PCdoB e PV – oficializou, nesse sábado (23), o lançamento da candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) ao Palácio dos Bandeirantes. Também foi confirmada a candidatura do ex-governador Márcio França (PSB) ao Senado. O nome do vice ainda está indefinido.

O discurso de Haddad teve a nacionalização como marca, dando sinais de qual será sua estratégia. Em seu discurso, o ex-prefeito atacou o presidente Jair Bolsonaro (PL) ao afirmar que “o ocupante do Palácio do Planalto conspira contra nossa democracia e nossa liberdade”.

Fernando Haddad também defendeu a aliança nacional entre o ex-presidente Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo (SP) Geraldo Alckmin (PSB), afirmando que “o fato de Alckmin tem sido adversário de Lula durante o período democrático só o engrandece”.

Em sua manifestação, Alckmin também abraçou a estratégia de nacionalização. Segundo ele, “a eleição nacional passa por SP. Não só pelo tamanho do Estado, que tem quase ¼ do eleitorado brasileiro, mas também porque SP é uma caixa de ressonância”.

França, por sua vez, procurou reforçar a ideia da Frente Ampla contra o bolsonarismo ao reconhecer que “nós podemos ter divergências, e nós vamos continuar tendo divergências. Mas a gente não vira inimigo. Ninguém quer dar um tiro no outro por causa disso”.

Apesar de Geraldo Alckmin e Márcio França serem apoios importantes conquistados por Haddad, o PT continua com desafios em SP.

Dois partidos aliados – PSB e PSOL – disputam a vaga de vice. O desejo de Fernando Haddad é ter a ex-senadora Marina Silva (REDE) como parceira de chapa. Além de ser mulher, o que sinalizaria em direção ao eleitorado feminino, Marina, desde as eleições de 2014, é uma forte crítica do PT.

Além de Marina, também aparecem na bolsa de apostas: o ex-prefeito de Campinas (SP) Jonas Donizete (PSB) e o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros. No entanto, a escolha de um nome do PSB é pouco provável, já que o partido está representado na chapa por Márcio França.

Por trás dessa disputa entre PSB e PSOL também está a disputa pela Prefeitura de São Paulo (SP) em 2024, quando o líder do Movimento dos Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos (PSOL), que concorrerá a deputado federal, e a deputada Tabata Amaral (PSB), querem disputar a prefeitura mais cobiçada do país.

Boulos conquistou o apoio do PT à sua candidatura, em troca da desistência ao Palácio dos Bandeirantes. Porém, o líder do MTST não tem o apoio do PSB, que sonha com a candidatura de Tabata em 2024.

Independente de quem seja o vice de Haddad, nenhum dos nomes especulados representa um movimento para além da esquerda. Mesmo que Marina Silva e Juliano Medeiros sejam líderes importantes, dialogam apenas com as forças progressistas, que já apoiam Haddad.

eleições 2022fernando haddadPSBPTSão Paulo

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais