Início » Rússia e Ucrânia assinam acordo de exportação do trigo
DestaqueInternacionalNotícias

Rússia e Ucrânia assinam acordo de exportação do trigo

A+A-
Reset

Rússia e Ucrânia assinaram na sexta-feira (22), acordo para liberação exportações de trigo. O acordo firmado entre as duas nações em Istambul permite que a Ucrânia exporte milhões de toneladas de trigo pelo Mar Negro sem sofrer bloqueios das forças invasoras russas.

O acordo traz um alivio para muitos países que dependem do trigo ucraniano para alimentar suas populações, além de poder reduzir a pressão inflacionária sobre o produto em todo o mundo.

Em seu discurso de sexta-feira à noite, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou que o país tinha cerca de US$ 10 bilhões em grãos para vender. Destaca-se também dois fatos. O acordo é o primeiro entre as duas nações que continuam em guerra e a intermediação da Turquia nos entendimentos. Antonio Gutteres, secretário-geral da ONU, afirmou que o acordo é um “farol de esperança” em meio ao conflito.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais