Início » Nova carteira de identidade começa a ser emitida a terça-feira que vem

Nova carteira de identidade começa a ser emitida a terça-feira que vem

A+A-
Reset
DestaqueNotícias

A nova carteira de identidade começa a ser emitida a partir de terça-feira da próxima semana (dia 26), pelo Rio Grande do Sul.

Nos dias seguintes o documento poderá ser feito, na sequência, no Acre, no Distrito Federal, em Goiás, em Minas Gerais e no Paraná.

Com a nova identidade, apenas o CPF será considerado, deixando de existir o número do RG, como ocorre hoje com as atuais carteiras de identidade. No entanto, com o início da confecção da nova carteira de identidade, o RG atual ainda vale por 10 anos.

Quem tiver problema com o CPF deve regularizá-lo na Receita Federal. A atualização das informações do CPF pode ser feita de forma gratuita pela internet, no site da Receita Federal. Em algumas situações, o procedimento gera um “protocolo de atendimento” e, nesses casos, a pessoa deve enviar os documentos para a Receita Federal por e-mail, que poderá ser obtido no próprio site.

Com a nova carteira, o governo quer unificar o número do documento em todos os estados do Brasil. Atualmente, cada região brasileira pode emitir o documento de identidade. Na prática, uma pessoa pode até ter 27 números de RG no Brasil.

A nova carteira foi estabelecida por decreto do governo federal, e entrou em vigor em 1° de março deste ano. Os institutos de identificação têm até março do ano que vem para se adequar. O documento trará uma identificação única por meio do CPF para todo país e poderá ser consultado pela internet.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais