Início » Guedes defende a PEC dos Benefícios como proposta de transferência de renda
DestaqueGovernoMinistério da EconomiaNotícias

Guedes defende a PEC dos Benefícios como proposta de transferência de renda

A+A-
Reset

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realizada nesta terça-feira (12), o ministro da Economia, Paulo Guedes, saiu em defesa da PEC dos Benefícios como uma medida de transferência de renda. Segundo Guedes, a PEC só poderia ser considerada eleitoreira se tivesse sido aprovada no início do ano, quando foi proposta, visto que não havia se iniciado a guerra na Ucrânia e o choque mundial nos preços das commodities.

Para o ministro da Economia, a deliberação da PEC neste momento demonstra a responsabilidade fiscal do governo e dos parlamentares. Ele avalia que o governo seguiu o que deveria ser feito para reduzir na ponta da linha os preços dos bens: reduziu os impostos como medida inicial.

Guedes apontou o superávit de arrecadação que o governo obteve e que a diminuição tributária era a forma de compartilhar com a população a boa arrecadação, reduzindo o preço que o consumidor pagaria.

O ministro criticou a quebra no pacto feito pelos governadores para evitar diminuição do imposto estadual (ICMS) sobre a energia e combustíveis. Segundo o ministro, a resistência contrariou a lógica para conter a crise e não compensou a população pelo excesso de arrecadação.

Guedes não descartou a discussão das vantagens e desvantagens da medida, contudo defendeu que utilização do fundo para criação de subsídios na época em que foi proposto não cabia, porque não havia guerra.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais