Início » Pacheco instala CPIs, mas inquéritos só começam após eleições

Pacheco instala CPIs, mas inquéritos só começam após eleições

A+A-
Reset
DestaquePolíticaSenado Federal

Nesta quarta-feira (06), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fez a leitura dos requerimentos de abertura de quatro Comissões Parlamentares de Inquérito. Uma vez lidos os requerimentos, as comissões são imediatamente instaladas, mas os trabalhos só serão iniciados após o pleito de outubro, conforme acordo firmado entre a Presidência e as lideranças da Casa.

Os senadores avaliaram que o timing apropriado para começar os trabalhos das comissões seria após as eleições, que têm turno marcado para 1º de outubro e segundo turno para 30 de outubro para integrantes do Executivo, caso seja necessário.

CPI do MEC e das Obras Inacabadas

Havia a probabilidade de que a CPI do MEC fosse apensada à CPI das Obras Inacabadas, pelo fato de ambas tratarem de irregularidades relacionadas ao Ministério da Educação. Contudo, Rodrigo Pacheco instalou as comissões separadamente. A CPI do MEC, requerida por Randolfe Rodrigues (Rede-AP), visa investigar as acusações ao ex-ministro da Educação do governo Bolsonaro, Milton Ribeiro, que foi preso por operação da Polícia Federal que investiga Ribeiro por corrupção e tráfico de influência no MEC.

CPI das Obras Inacabadas mira nos governos petistas, para investigar obras não finalizadas na área do Ministério da Educação e possíveis irregularidades no Fies no período de 2006 a 2018, segundo mandato de Lula e administração de Dilma Rousseff, janela da gestão do PT. O requerimento é do senador Carlos Portinho (PL-RJ).

CPI do Crime Organizado

Também foi instalada a PEC do crime organizado e narcotráfico. O requerimento de Eduardo Girão (Podemos-CE) aponta suposto domínio de organizações criminosas no Brasil, com destaque para estados como Acre, Amazonas, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Girão ressaltou que o colegiado se pautará por um “viés técnico”, com levantamento de dados para identificar a expansão dessas organizações.

CPI das ONGs e desmatamento na Amazônia

Pacheco ainda decidiu unificar os requerimentos 993/19, de autoria de Plínio Valério, e 1006/19, de autoria de Randolfe Rodrigues, que tratam de pautas ambientais. Agora, a comissão vai investigar a atuação de ONGs na Amazônia e também (a alta) o aumento de desmatamento, queimadas e crimes ambientais na região.

O próximo passo é a definição dos senadores indicados que vão compor os colegiados. A indicação se dá (pela) proporcionalidade dos blocos partidários, com o mínimo de 6 senadores e o máximo de 11. Na sequência, os parlamentares escolhidos se reúnem para eleger o presidente e o relator (cúpula) das comissões e marcar o início dos trabalhos. Conforme acordo, os inquéritos começarão somente após as eleições de outubro.

CPI do MECRodrigo PachecoSenado Federal

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais