Início » Ministro da Infraestrutura apresenta 7ª Rodada de leilão de aeroportos a investidores europeus
InfraestruturaMinistério da InfraestruturaUrgente

Ministro da Infraestrutura apresenta 7ª Rodada de leilão de aeroportos a investidores europeus

A+A-
Reset

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, encontra-se em viagem para mais uma apresentação do portfólio do programa de concessões tocado por sua pasta. Dessa vez, ele vai dar atenção especial ao bloco de 15 aeroportos que integram a 7ª Rodada de leilões do setor aeroportuário.

O roteiro do ministro começa nesta segunda-feira por Madri, onde ele se reúne com representantes de grupos como Aena, que administra os aeroportos de Maceió e Recife. Em seguida, será com a Acciona, que atua no metrô paulista, e com a Comsa Corporación, que trabalha em operações ferroviárias.

Nesta terça (05), na França, Marcelo Sampaio tem reuniões em Paris com grupos como a Egis e a Vinci Airports, que opera o aeroporto de Salvador (BA), entre outros.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou, em reunião de diretoria ocorrida no dia 7 de junho, a data 18 de agosto para a realização da 7ª Rodada, cuja estrela é o Aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo. Serão 15 aeroportos nas capitais do Rio de Janeiro, São Paulo, Belém e Campo Grande, além de terminais localizados em cidades do interior de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará.

Mais de 40 milhões de usuários passam por esses aeroportos a cada ano, com o terminal de Congonhas encabeçando a lista. Essa rodada, destinada a leiloar os aeroportos administrados pela Infraero, será a penúltima. Ainda depende de definição o leilão dos aeroportos de Santos Dumont e do Galeão (RJ).

Mais 38 leilões 

No balanço que fez, na quinta-feira da semana passada (30), sobre o programa de concessão de ativos de infraestrutura tocados por seu ministério, Marcelo Sampaio afirmou que há previsão de leilão de mais 38 ativos do setor de transportes até o fim deste ano, além da assinatura de mais um contrato de renovação antecipada de ferrovia (Malha Regional Sul – MRS), inicialmente prevista para o mês que vem.

Os leilões de concessão previstos ainda para este ano vão assegurar investimentos de R$ 100 bilhões ao longo da vigência dos contratos. Sampaio destacou que em três anos e meio foram concedidos 84 ativos de infraestrutura de transportes, totalizando uma estimativa de R$ 99,4 bilhões em investimentos. Esses projetos prometem gerar 1,5 milhão de empregos ao longo da vigência dos contratos. 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais