Início » Lula foca na economia e nos mais pobres – Análise
DestaqueEconomiaEleiçõesPolítica

Lula foca na economia e nos mais pobres – Análise

A+A-
Reset

PT, PCdoB, PV, PSB, Rede, PSOL e SD lançaram, na semana passada, as diretrizes do “Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil”. As propostas têm a economia como foco: recuperação da economia, combate à fome e redução da desigualdade social. Em um dos trechos do programa é dito que “a política econômica vigente é a principal responsável pela decomposição das condições de vida da população”. Trata-se não apenas de questão ideológica, mas também de pragmatismo eleitoral.

Em relação aos combustíveis, o entendimento é de que “o país precisa de uma transição para uma nova política de preços dos combustíveis e do gás que considere os custos nacionais”.

Quanto ao tema das privatizações, o programa indica que a Petrobras “terá seu plano estratégico e de investimentos”. Sobre a Eletrobras, o texto destaca a necessidade de “recuperar seu papel como patrimônio do povo”. Também há um posicionamento contrário à privatização dos Correios.

Foram defendidas ainda a revogação do Teto de Gastos, uma nova legislação trabalhista “a partir de um amplo debate e de negociação” e uma reforma tributária segundo a qual “os pobres paguem menos e os ricos paguem mais”.

Sobre emprego, é possível perceber a defesa do protagonismo do Estado. Há defesa da “retomada dos investimentos em infraestrutura; e a reindustrialização nacional em novas bases tecnológicas e ambientais”. Os partidos aliados também se comprometeram com a valorização do salário-mínimo e a ampliação do programa Bolsa Família.

Pesquisa Datafolha (23) mostra que entre quem recebe até 2 salários-mínimos o ex-presidente Lula (PT) supera o presidente Jair Bolsonaro (PL) por 56% a 20%. No segmento com renda entre 2 e 5 salários surge um empate técnico, considerando-se a margem de erro (dois pontos percentuais para mais ou para menos): Lula tem 39%; Bolsonaro registra 35%. Nas demais faixas de renda, quem vence é Bolsonaro: mais de 2 a 5 salários (44% a 29%); e mais de 10 salários (47% a 35%). Resultado: Lula é o preferido entre os eleitores mais pobres, os mais atingidos pelas consequências da pandemia e, principalmente, pelo aumento da inflação.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais