Início » Saneamento: novo decreto vai tratar de resíduo sólido
DestaqueInfraestruturaUrgente

Saneamento: novo decreto vai tratar de resíduo sólido

A+A-
Reset

Neste mês de julho, o marco legal do saneamento básico completa dois anos, mas a parte relativa aos resíduos sólidos (lixo urbano) enfrenta dificuldade para adotar as novas regras. A instituição de tarifas relativas à coleta de lixo nas cidades pouco evoluiu, como ocorre também com os projetos de concessão e a formação de blocos regionais.

Diante disso, o governo prepara novo decreto de regulamentação para o setor, que deverá ser publicado no mês de aniversário da sanção da Lei 14.026, de 15 de julho. Com o decreto, a ideia é criar normas específicas para resíduos sólidos, principalmente em relação à regionalização dos serviços, segundo Pedro Maranhão, secretário Nacional de Saneamento. “A lei do saneamento foi muito pensada para o setor de água e esgoto, agora vamos propor um decreto para resíduos sólidos, que tem outros desenhos de regionalização”. 

Segundo o secretário, na prática, grande parte do serviço já é regionalizado, quando há aterros que atendem 15, 20 cidades. “Mas esses contratos não são de concessão. Então estamos estudando como fazer a virada de chave do modelo de contratação direta para a concessão, com prazos para essa transição”, disse,

O governo evita punir municípios com restrição de recursos e trabalha n busca convencimento. Pela lei, apenas municípios que aderirem à prestação regionalizada poderão acessar recursos federais e de bancos como BNDES e Caixa. As normas de transição vão dar segurança ao financiamento de operações em curso e projetos em estruturação.

Para o secretário Pedro Maranhão, apesar da resistência em aderir às novas regras, como ocorre em âmbito municipal, não é o momento de aplicar penalidades, como o bloqueio de recursos. “A punição tem que ser o último dos casos. Estamos indo no caminho do convencimento. É duro, dá muito trabalho. O fato de ser ano eleitoral dificulta ainda mais, porque o assunto acaba sendo politizado”.

Para as empresas do setor de resíduos, a percepção é de que o marco legal ainda não produziu impactos relevantes. Mas, há otimismo.  O número de municípios que adotaram cobrança de taxas de limpeza cresceu, mas ainda que não tenha chegado à metade do total. Para representantes do setor, no entanto, “é um caminho que veio para ficar”.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais