Início » Oposição quer retirar estado de emergência da PEC dos Auxílios

Oposição quer retirar estado de emergência da PEC dos Auxílios

A+A-
Reset
DestaqueGovernoNotíciasSenado Federal

Pouco antes do fim do prazo de apresentação de emendas, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou uma sugestão de alteração ao texto da PEC dos Auxílios. A sugestão é para que seja retirada da PEC 01/22 a criação do estado de emergência, inserido pelo relatório do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Segundo Jean Paul, um estado de emergência “não encontra respaldo no arcabouço legal vigente, de sorte que prejudicaria o texto aprovado ao gerar insegurança sobre a exata extensão da aplicabilidade do dispositivo”. Ainda assim, a emenda mantém a autorização para que gastos extraordinários sejam executados sem os impedimentos previstos na legislação fiscal e eleitoral.

A emenda também propõe a supressão dos trechos da PEC que permitem que 5% dos valores destinados aos benefícios sociais previstos no texto fossem destinados à custos administrativos e de publicidade. “Nos termos do relatório, representariam até R$ 1,35 bilhão”, diz a emenda.

Por enquanto, a sugestão só tem a assinatura de 5 senadores. Para que seja considerada, a emenda depende de 27 assinaturas.

Alterações do Estado de Emergência

A PEC 01/22 prevê que o estado de emergência seja decretado, a fim de garantir os recursos para o voucher dos caminhoneiros no valor de R$1000 e para zerar a fila do Auxílio Brasil. No entanto, o texto que cria o estado de emergência já teve um trecho suprimido, com a retirada do inciso que permitia “a não aplicação de qualquer vedação ou restrição prevista em norma de qualquer natureza”.

Na avaliação de parlamentares da oposição, o dispositivo dava uma espécie de autorização para não se cumprir nenhuma outra lei, além de dar um cheque em branco para o governo gastar durante o período de emergência citado no artigo. Mas para o governo, o trecho era uma forma de se blindar de normas não conhecidas.

estado de emergênciaoposiçãoPEC dos Auxílios

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais