Início » Aneel discute taxa de cobrança pelo uso de linhas de transmissão de energia

Aneel discute taxa de cobrança pelo uso de linhas de transmissão de energia

A+A-
Reset
DestaqueInfraestrutura

A agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem na pauta da reunião de sua diretoria colegiada nesta terça-feira (28) decisão sobre se dá andamento ao processo que discute mudanças na forma de cobrar pelo uso das linhas de transmissão de energia. Há possibilidade de o tema ser retirado de pauta, como já ocorreu.

Há divisão no setor em relação à proposta da agência de abertura da terceira fase de consulta pública sobre a questão (nº 39/2021). Trata-se de mudança de metodologia do cálculo das Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) e das Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição para centrais de geração conectadas em 88 kV e 138 kV (TUSDg). 

A questão se refere à distribuição de custos com a transmissão de energia, o que coloca em campos opostos empresas com geradoras localizadas no Nordeste e do Sudeste. Os que defendem mudanças na metodologia para o ciclo 2022-23 querem assegurar maiores encargos para os agentes que mais onerem o sistema de transmissão – as empresas geradoras que se encontram no Nordeste.

Os centros consumidores de energia estão principalmente no Sudeste, a energia produzida no Norte e Nordeste precisa percorrer milhares de quilômetros de linhas de transmissão até os consumidores. Nesta quinta, a agência realiza leilão para construção de mais 5.425 km de linhas de transmissão em treze estados, com investimentos previstos de R$15,3 bilhões, para reforçar o fornecimento de energia ao Sudeste.

No momento, as regiões Norte e Nordeste tornaram-se exportadoras de energia para os centros de consumo (Sudeste e Centro-Oeste), devido ao aumento crescente da geração eólica. Mas as usinas continuam pagando tarifas baixas, mesmo utilizando mais o sistema de transmissão.

“Com a nova configuração de distribuição de geração e carga, a metodologia atual criou distorções e geradores no Norte e Nordeste passaram a usar mais as linhas de transmissão e continuam pagando desproporcionalmente o uso da rede”, afirma o relator do processo, diretor da agência, Hélvio Guerra.

Disse que, após divulgar seu voto recebeu, recebeu ligações de agentes interessados, criando sensação de que há muita pressão contra a mudança. Especialistas afirmam que empresas geradoras localizadas próximo aos centros de consumo devem pagar menos pelo uso das redes de transmissão, já que o custo é menor. Esse ponto é importante na tomada de decisões de investimento dentro do sistema elétrico, para que haja mais racionalidade.

AneelEnergialinhas de transmissão

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais