Início » Vice de Bolsonaro – por Cristiano Noronha
ArtigosDestaqueEleiçõesPolíticaUrgente

Vice de Bolsonaro – por Cristiano Noronha

A+A-
Reset

Aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) pressionam para que a ex-ministra da Agricultura e deputada federal Tereza Cristina (PP) concorra como vice na chapa presidencial. Hoje, o mais cotado para o posto é o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa Braga Netto (PL).

Os argumentos são variados em defesa da ex-ministra. Braga Netto, mesmo sendo de Minas Gerais, importante colégio eleitoral, agregaria pouco em termos de voto. Além disso, mesmo que Braga Netto não seja o escolhido, dificilmente os militares deixariam de se engajar em sua campanha. Mas, para se manter competitivo, o ex-ministro está sendo aconselhado a viajar pelo país.

As pesquisas indicam que Bolsonaro enfrenta resistência no eleitorado feminino. De acordo com o último levantamento FSB/BTG Pactual (10 a 12 de junho), ele tem 27% de apoio no segmento. Já o ex-presidente Lula (PT), 46%. Mesmo que o agronegócio já apoie majoritariamente Bolsonaro, o entendimento é de que a escolha da ex-ministra poderia ampliar a adesão de líderes do setor à campanha e também a arrecadação de doações eleitorais de ruralistas.

A ex-ministra pode ajudar ainda em outras questões. Sua participação na área internacional foi relevante, por exemplo, para contornar problemas com a China e o Oriente Médio. Na questão dos fertilizantes, ela atuou para tentar garantir o abastecimento do produto no país. Em seu segundo mandato na Câmara, Tereza Cristina tem boa capacidade de comunicação com o Congresso e transita bem em diversos partidos.

Hoje Tereza Cristina é candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul e lidera as pesquisas, com cerca de 30% das intenções de voto. Em segundo lugar, vem Odilon de Oliveira (PSD), com 15%, tecnicamente empatado com Henrique Mandetta (União Brasil), que tem 12%. Em tese, a saída de Tereza Cristina desse páreo pode ajudar Mandetta, ex-ministro da Saúde, que deixou o governo criticando Bolsonaro. Talvez por essa razão, o presidente tenha mencionado o nome do ex-ministro Rogério Marinho (PL) como alternativa para vice.

Em 2018, a escolha de Hamilton Mourão para a vaga de vice foi definida no último dia do prazo das convenções partidárias: 5 de agosto. Ao que tudo indica, a definição do nome não deve ser rápida. Conforme pessoas próximas ao presidente, também agora deve ocorrer no último minuto.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais