Início » Oposição consegue assinaturas para CPI do MEC

Oposição consegue assinaturas para CPI do MEC

A+A-
Reset
CongressoDestaqueNotíciasPolíticaSenado FederalUrgente

A oposição do Senado conseguiu nesta quinta-feira (23) o apoio mínimo de 27 assinaturas para abrir Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de corrupção no Ministério da Educação (MEC).

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento, afirmou que vai esperar até a próxima semana para tentar obter 30 assinaturas. Ele pretende blindar o requerimento contra a ofensiva do governo que tenta convencer senadores a retirarem o apoio. A Comissão tem potencial para provocar desgastes ao Palácio do Planalto.

Randolfe espera instalar a CPI ainda antes do recesso parlamentar, mas assume que o início dos trabalhos pode ficar para agosto. Ainda que as assinaturas tenham sido coletadas, a instalação da comissão dependerá do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

“Ainda não cogito a ida ao STF porque o presidente Pacheco, constitucionalista que é, dará cabo à instalação da CPI”, declarou.

Questionado sobre a possibilidade da instalação da CPI da Petrobras na Câmara, o senador declarou que não considera negativo o funcionamento de outras comissões parlamentares de inquérito em paralelo. O governo tenta emplacar outras de forma a diluir o funcionamento da CPI do MEC.

Randolfe assumiu a possibilidade de ter o presidente Jair Bolsonaro (PL) como alvo das investigações na Casa. Ele pondera que o próprio ex-ministro Milton Ribeiro citou que suas ações foram tomadas atendendo pedidos do chefe do Planalto.

Veja a lista de assinaturas:

CPI do MECMilton RibeiroMinistério da EducaçãoRandolfe RodriguesSenado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais