Início » PGR defende que suspensão da redução do IPI seja mantida para proteger Zona Franca de Manaus

PGR defende que suspensão da redução do IPI seja mantida para proteger Zona Franca de Manaus

A+A-
Reset
DestaqueEconomiaNotícias

Na manhã desta terça-feira (21), a Procuradoria Geral da República (PGR) recomendou a manutenção da medida cautelar do Ministro Alexandre de Moraes, que suspendeu os efeitos do decreto que reduziu o IPI sobre os produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM). A orientação da procuradoria se coloca contrária aos argumentos apresentados pela Advocacia Geral da União (AGU).

A redução dos impostos sobre os produtos industrializados, como prevê o decreto, foi contestada pelos representantes da indústria local que disseram que a medida fazia a ZFM perder competitividade. Com base nos argumentos apresentados, Augusto Aras, Procurador Geral da República, avaliou que a matéria precisa de uma análise mais profunda e orientou que a medida cautelar seja mantida, como forma de não precipitar uma decisão do Plenário do Supremo Tribunal Federal.

A decisão foi comemorada pelo deputado Marcelo Ramos (PSD-AM). “Diante disso, mais uma vitória do povo do Amazonas, nós vamos caminhando para consolidar e confirmar a liminar”. disse.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi impetrada pelo partido Solidariedade e seguirá sendo analisada STF.

AGUalexandre de moraesIPIPGRZona Franca de Manaus

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais