Início » Comissão do Senado para investigar morte de indigenista e de repórter inglês se reúne hoje

Comissão do Senado para investigar morte de indigenista e de repórter inglês se reúne hoje

A+A-
Reset
DestaqueSenado Federal

A Comissão Externa Temporária criada para investigar o desaparecimento e morte do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo e o aumento da criminalidade e de atentados na Região Norte do país se reúne-se nesta segunda-feira (20), às 11 para escolher presidente, vice-presidente e o relator e apresentar e definir o seu plano de trabalho.

Dom Philips, correspondente do jornal britânico The Guardian, e Bruno Araújo Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), desapareceram no dia 5 de junho, na região do Vale do Javari, no Amazonas. Os seus corpos foram encontrados na quarta-feira (15) e identificados por perícia nos dias seguintes. Três suspeitos de cometer os crimes haviam sido presos até o domingo (19).

O pedido de criação da Comissão, feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foi aprovado pelo Plenário. “Na reunião, teremos definição logística e estrutural da viagem ao interior do Amazonas e também um encaminhamento mais completo sobre como a comissão atuará durante os próximos dois meses”, explicou Randolfe, por meio de sua assessoria.

A intenção é investigar também o aumento dos casos de violência na Amazônia e omissões na proteção de ativistas ambientais. “Não podemos permitir a continuação desses ataques a comunidades tradicionais e defensores da preservação da floresta”, disse.

Além de Randolfe Rodrigues e Nelsinho Trad (PSD-MS), confirmaram que farão parte da Comissão os senadores Telmário Mota (Pros-RR), Eliziane Gama (Cidadania-MA), Humberto Costa (PT-PE) e Eduardo Velloso (União-AC).

A Polícia Federal identificou neste domingo (19) mais cinco pessoas que teriam participado do assassinato do indigenista e do repórter britânico, na região do Vale do Javari, no Amazonas. Segundo a PF, elas teriam ajudado a ocultar os corpos. “As investigações prosseguem para esclarecer todas as circunstâncias, os motivos e os envolvidos no caso”, diz o comunicado divulgado pela corporação. A PF não informou a identidade dos suspeitos.

Três pescadores foram presos na investigação. São eles: Amarildo da Costa Oliveira, o “Pelado”, que confessou o crime e indicou o local onde os corpos foram enterrados; o irmão dele, Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos”; e Jeferson da Silva Lima, conhecido “Pelado da Dinha”, que se entregou na Delegacia de Atalaia do Norte.

AmazonasBruno PereiraDom PhillipsThe Guardian

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais