Início » Polícia prende dois irmãos, acusados de matar indigenista e repórter no AM
DestaqueInternacionalNotícias

Polícia prende dois irmãos, acusados de matar indigenista e repórter no AM

A+A-
Reset

Os irmãos Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como Pelado, e Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos, confessaram o assassinato do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, desaparecidos desde 5 de junho na região do Vale do Javari, próximo à fronteira com o Peru, no oeste do Amazonas.

A informação é de fontes da Polícia Federal, nesta quarta-feira (15). Os dois mataram Bruno Pereira e Dom Phillips a tiros. Depois queimaram e enterraram os corpos. A motivação do crime ainda é incerta, mas a polícia apura se há relação com a atividade de pesca ilegal na região.

O vale do Javari é palco de conflitos típicos da Amazônia: tráfico de drogas, roubo de madeira e avanço do garimpo em áreas indígenas.

A PF iniciou buscas na área para localizar os corpos. Ainda de acordo com a fonte da PF, deverá ser feito exame de DNA com base em material fornecido por parentes das vítimas.

Antes de sumir, Pereira, que era servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), e Phillips, colaborador do jornal The Guardian, haviam partido da Comunidade São Rafael em viagem com duração prevista de duas horas rumo a Atalaia do Norte. Mas, não chegaram ao destino.

Após o desaparecimento, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) afirmou que Pereira recebia constantes ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores.

Dom Philips morava em Salvador e escrevia reportagens sobre o Brasil fazia mais de 15 anos. Também publicou textos em veículos como “Washington Post”, “The New York Times” e “Financial Times”.

Amarildo da Costa Oliveira, o Pelado, está detido desde 7 deste mês.  Segundo a polícia, ele foi visto por ribeirinhos, no dia do desaparecimento, em uma lancha logo atrás da embarcação de Pereira e Phillips. Os agentes encontraram vestígios de sangue no barco de Pelado, que vinha negando ter qualquer relação com o caso.

Seu irmão, Oseney, o Dos Santos, foi preso temporariamente na terça-feira (14). No domingo passado, a Polícia Federal divulgou imagens de objetos encontrados na área de buscas, no interior do Amazonas. Foram localizados uma mochila, um notebook , camisas, bermudas, calça, chinelos e botas.

A operação de buscas para encontrar o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista Dom Phillips teve início no dia do desaparecimento, dia 5 deste mês, um domingo. A operação foi inicialmente organizada por integrantes da Univaja. Como eles não conseguiram localizar a dupla, alertaram as autoridades sobre o sumiço.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais