Início » PEC da compensação para ICMS zerado deve ser votada na próxima semana
CongressoDestaqueEconomiaNotíciasPolíticaSenado Federal

PEC da compensação para ICMS zerado deve ser votada na próxima semana

A+A-
Reset

Após aprovar a PEC dos Biocombustíveis, o Senado Federal pode votar na próxima semana a PEC 16/2022, que permite que a União custeie a redução a zero do ICMS nos estados. De acordo com o relator, Fernando Bezerra Coelho, podem ser acrescentados ao texto alguns temas que surgiram durante a discussão da PEC 15/2022, mas que não puderam ser acatados.

Bezerra negocia com o governo a inclusão da expansão do Auxílio Gás. A proposta apresentada pelo senador Alessandro Vieira define que o benefício terá o valor de 150% da média do preço do botijão de gás. O custo estimado é de R$ 15 bilhões nos próximos seis meses. Os recursos poderão ser provenientes de participações governamentais relativas ao setor de petróleo e gás destinadas à União resultantes do regime de concessão e resultantes da comercialização do excedente em óleo no regime de partilha de produção; dividendos da Petrobras pagos à União; receitas públicas não recorrentes relativas ao setor de petróleo e gás; e abertura de crédito extraordinário.

Já a proposta de auxílio para motoristas não deve ser acatada. “Eu sou muito simpático à iniciativa, mas nós fomos alertados pela Advocacia-Geral da União dos riscos jurídicos de criação, prorrogação ou ampliação de programas de transferência de renda em ano eleitoral”, disse Bezerra.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais