Governo quer autorizar a cessão de direitos nos contratos de partilha de produção de petróleo

Foto: divulgação/Agência Brasil

Na manhã desta quinta-feira (9), o Presidente Jair Bolsonaro encaminhou à Câmara dos Deputados um projeto de lei que visa permitir a cessão do direito da União à sua parcela do excedente em óleo proveniente de contratos de partilha de produção. O projeto também contempla a cessão nos acordos de individualização da produção, em áreas não contratadas no pré-sal ou em áreas estratégicas.

A condição para a cessão “só poderá ocorrer se houver anuência do consórcio operador do respectivo contrato”, a fim de garantir o respeito dos contratos de partilha e a segurança jurídica, segundo nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia. Os contratos atualmente estão sob a gestão da PPSA, que é a responsável pela comercialização do petróleo e gás natural da União.

“A proposta abre oportunidade de monetização do petróleo e gás natural, que reverterá em benefício do povo brasileiro, especialmente neste momento em que o preço do barril chegou ao maior valor dos últimos dez anos e há forte demanda pelo produto no mercado.” declarou a pasta em nota.

De acordo com o Ministério, o preço do petróleo e as suas consequências ao longo prazo tornam oportuna a avaliação da União sobre a cessão dos seus direitos ao excedente, visto que transfere o risco às iniciativas privadas e reduz a máquina pública, com a saída do PPSA desses consórcios.

Postagens relacionadas

Representantes defendem que ultrprocessados fiquem fora da cesta básica na Reforma Tributária

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais