Início » Lideranças do Senado discutem propostas do governo para ICMS
DestaqueGovernoSenado Federal

Lideranças do Senado discutem propostas do governo para ICMS

A+A-
Reset

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se reúne nesta terça-feira (7) com os líderes do Senado para apresentar as proposta do governo para o PLP 18, que limita o ICMS sobre energia, combustíveis, telecomunicações e transporte coletivo. O relator, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), também participa da reunião.

A proposta apresentada pelo Governo Federal é que os estados zerem o ICMS sobre o diesel e o gás de cozinha e, em contrapartida, a União compensará as perdas estatais nas alíquotas inferiores à 17%. Para viabilizar a compensação aos estados por parte do governo, uma PEC será feita, a fim de que o gasto não incorra dentro do Teto de Gastos, visto que a medida é extraordinária. O projeto seria válido até o dia 31 de Dezembro deste ano. Além disso, o Governo pretende eliminar os impostos federais que incidem sobre a gasolina (PIS, Cofins e Cide).

Existe a expectativa que Bezerra apresente seu relatório ainda nesta semana. Após consenso governamental sobre o ICMS, o projeto será debatido também com os governadores. Ainda nesta segunda-feira, Pacheco se reúne com os representantes estatais, a fim de chegar a um acordo.

Segundo Jean Paul Prates (PT-RN), interlocutor dos Estados no PLP 18, a decisão governamental acerca do ICMS é de cunho eleitoral e não deixará de prejudicar as federações. O posicionamento de Prates pode ser entendido como a “reação estatal”, o que indicaria a relutância por parte da proposta apresentada por Jair Bolsonaro na noite desta segunda-feira (6), durante a coletiva de imprensa.

Por outro lado, na Câmara, seguem as negociações para a votação da pauta energética. Pela manhã, Lira tem encontro com os líderes da oposição e, pela tarde, com as lideranças governistas.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais