Câmara aprova mecanismo para reduzir conta de luz

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o PL 1280/2022, que cria um mecanismo para redução da conta de energia. Como não foram feitas alterações ao texto do Senado, o projeto segue para sanção presidencial.

O projeto obriga a Aneel a destinar para a modicidade tarifária o valor da devolução de tarifas cobradas indevidamente.

Versão do Senado

O projeto do Senado foi votado no lugar do PL 1143, da Câmara, que tratava do mesmo tema. De acordo com a relatora, deputada Joice Hasselmann, o texto aprovado pelo Senado é mais claro ao especificar que a devolução refere-se aos créditos de PIS, PASEP, COFINS a consumidores de energia elétrica.

Ela também avaliou que o novo texto prevê a possibilidade de antecipação da devolução aos consumidores dos créditos ainda não requeridos pelas concessionárias junto à Receita. Isso pode ser feito se houver concordância da distribuidora. O PL 1280 também autoriza a ANEEL a promover revisão extraordinária às distribuidoras de energia com processo tarifários já realizados em 2022, de forma a considerar a destinação dos créditos de PIS, PASEP e COFINS.

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais