Início » Bolsonaro aciona Guedes para negociar redução de impostos sobre combustíveis

Bolsonaro aciona Guedes para negociar redução de impostos sobre combustíveis

A+A-
Reset
EconomiaMinistério da EconomiaUrgente

Em entrevista concedida à Band, nesta segunda-feira (6), Jair Bolsonaro criticou o lucro da Petrobras e creditou o aumento do preço dos combustíveis ao ICMS. Ele também pontuou o fato de o Brasil ser obrigado a importar petróleo devido à falta de refinarias no país. Segundo o presidente, os três fatores são o que mais contribuem para a alta dos preços dos combustíveis no Brasil.

“Outro fator: a Petrobras tem uma ganância enorme. O lucro da Petrobras é enorme. Outras petroleiras no mundo baixaram a sua margem de lucro para ajudar os seus países”, declarou. Bolsonaro ressaltou que a margem do lucro da Petrobras tem aumentado devido à crise e que o Governo está tentando mudar algumas práticas da estatal. Ele enfatizou que não possui parte no preço dos combustíveis.

“Tenho conversado com a Economia e agora está em um momento mais crítico ainda. Pra você ver, os americanos zeraram o valor do imposto dos combustíveis. Eu zerei há 3 meses o imposto federal sobre o diesel, como zerei no início do ano passado o imposto federal do gás de cozinha, mas não temos o apoio de outros entes da Federação ” afirmou ao falar sobre o ICMS. Ele creditou o aumento dos combustíveis à manobra dos estados ao não reduzirem o ICMS sobre os combustíveis, como determina a Lei Complementar 192/2022, projeto aprovado pelo Congresso.

Bolsonaro afirmou que espera que o ministro Paulo Guedes resolva a questão de impostos sobre combustíveis nos próximos dias.

O Presidente da República também comentou sobre a dificuldade de privatizar a Petrobras. Ele disse que já conversou com o Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, sobre a desestatização, mas reconhece que o processo não irá para frente devido às dificuldades que o Estado teria para concretizar a operação. Segundo ele, no caso de privatização, seria preciso uma modulação porque “não pode simplesmente quem pagar mais, vai levar”, citando a refinaria da Bahia privatizada e que, de acordo com Bolsonaro, foi uma medida equivocada do governo Temer.

ICMS CombustíveisJair BolsonaroPaulo GuedesPetrobrasprivatização da Petrobras

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais