Início » ICMS: STF dá duas semanas para estados e União chegarem a acordo
Câmara dos DeputadosCongressoDestaqueEconomiaGovernoMinistério da EconomiaNotíciasPolíticaSenado FederalUrgente

ICMS: STF dá duas semanas para estados e União chegarem a acordo

A+A-
Reset

A audiência de conciliação realizada nesta quinta-feira (2) com representantes dos estados, do governo federal e do Congresso Nacional teve poucos avanços. Os integrantes da mesa de negociação tentam resolver impasses relacionados à Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/22, que limita a alíquota do ICMS dos combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo.

Convocada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), a reunião deixou clara a dificuldade dos secretários de Fazenda de emplacar alguma vitória para os estados. Algumas das ideias levadas foram, de pronto, rejeitadas, como a criação de uma conta de compensação como forma de ressarcir a perda estadual com a queda de receita ocasionada pela diminuição do ICMS. Segundo o senador Jean Paul Prates (PT-RN), que participa das negociações, o governo se recusa a aceitar qualquer forma de contrapartida bancada pela União.

Por outro lado, ficou acertado que, conforme decisão do STF, será elaborada modulação para que os serviços de telecomunicações e energia tenham a alíquota reduzida apenas a partir de 2024. Já para os combustíveis, como gasolina, diesel e GLP, a regra tem efeito imediato.

Interlocutores afirmam que, caso seja mantido, o gatilho de compensação deve ser aperfeiçoado. Conforme o texto aprovado na Câmara, os estados serão ressarcidos pela União se a perda na arrecadação seja superior a 5% de todo o recebimento global do ICMS, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo Fernando Bezerra (MDB-PE), relator da matéria no Senado, o esforço está concentrado em mediar uma proposta que mantenha o teto da alíquota, ponto defendido pela Câmara, mas com a compensação e o período de transição, como pedem os estados. O parlamentar se reunirá nesta quinta com o ministro Paulo Guedes para ver a possibilidade de viabilizar a compensação aos estados. O saldo do encontro será levado a Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado.

Prazo Final

Durante a audiência de conciliação, o ministro André Mendonça definiu a criação de um grupo de trabalho para facilitar a discussão em torno da pauta e encontrar convergência sobre o problema que tem gerado atrito entre governo federal e estados. A data limite para construção de um entendimento é até dia 14 de junho. Apesar do prazo, Fernando Bezerra avalia que, caso o clima de cooperação se mantenha, a previsão é que o PLP 18 seja votado na terça ou quarta-feira da próxima semana.

Em nota, o STF informa que há consenso entre os envolvidos de que é necessária uma solução “efetiva, perene e consentânea com os parâmetros constitucionais e legais da matéria, visando à uniformidade das alíquotas, à incidência uma única vez do ICMS, à não aplicação do preço proporcional do tributo na formação do preço final ao consumidor e à questão da essencialidade dos serviços”.

O grupo de trabalho será formado por até cinco representantes dos estados e até cinco da União, cuja indicação deve ocorrer ainda hoje. Se não for definido um consenso até o final do prazo, Mendonça deverá apreciar os demais pedidos cautelares formulados nos autos, sem afastar, contudo, a possibilidade de apresentação de proposta posterior. O ministro é relator de uma ação no Supremo que questiona convênio do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) que anulou os efeitos de uma lei aprovada pelo Congresso, cujo objetivo era amenizar o preço dos combustíveis. Mendonça deferiu liminar em favor da União para suspender as cláusulas do convênio.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais