Início » Anac dá sinal verde para a relicitação do Galeão
DestaqueEconomiaInfraestrutura

Anac dá sinal verde para a relicitação do Galeão

A+A-
Reset

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou, na quarta-feira (25), o processo de relicitação do contrato de concessão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, em reunião extraordinária da diretoria.

Para ser qualificado para relicitação, o processo precisa ser avaliado pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A sinalização é de que o ativo seja qualificado e leiloado junto com o Aeroporto Santos Dumont, também no Rio de Janeiro, em rodada extra prevista para o ano que vem.

A concessionária RioGaleão, controlada pelo grupo Changi de Cingapura, apresentou pedido de devolução do ativo no início de fevereiro, uma semana depois de a Anac negar o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato do Galeão, em decorrência dos efeitos de longo prazo da pandemia de covid-19.

Como consequência, o governo teve de alterar os planos da 7ª Rodada de Concessões Aeroportuárias, na qual se incluía o Santos Dumont. A solução foi criar uma nova rodada de licitação (a 8ª) somente com o Santos Dumont e o Galeão.

Houve ainda protestos de autoridades do estado e do município em relação à concessão do Santos Dumont. As autoridades locais e representantes do setor privado pediam que os dois ativos fossem controlados pela mesma concessionária ou então que houvesse coordenação na administração dos dois aeroportos.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais