Início » Falta de líder no Senado pode dificultar a articulação governista – Análise

Falta de líder no Senado pode dificultar a articulação governista – Análise

A+A-
Reset
ArtigosGovernoNotíciasPolíticaSenado Federal

Embora conte com forte apoio na Câmara, o Palácio do Planalto tem dificuldade para construir uma base de sustentação sólida no Senado. A situação pode continuar se estendendo por meses, já que não há perspectiva de o posto de líder do governo, vago há quase um semestre, ser preenchido no curto prazo.

A vaga foi aberta em dezembro de 2021, quando o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) entregou o cargo, decepcionado com a falta de apoio na disputa por uma cadeira no Tribunal de Contas da União (TCU), hoje ocupada por Antonio Anastasia (PSD).

Em meio à corrida eleitoral, os principais cotados para ocupar uma vaga de líder buscam costurar apoios em seus respectivos estados. Tido informalmente como líder, o senador Carlos Viana (PL-MG), que até pouco tempo era o nome mais cotado para ocupar o posto, tem se afastado dessa posição por estar discutindo a possibilidade de concorrer ao governo de Minas Gerais. Já o senador Marcos Rogério (PL-RO) admite ter sido sondado pelo governo federal há alguns meses, mas diz estar totalmente engajado na agenda de candidato ao governo de Rondônia.

Para esses senadores, ocupar a posição de líder significa renunciar ao tempo que poderia ser dedicado à busca por eleitores. Além disso, o caráter volátil do governo Bolsonaro sempre ameaça envolver em polêmicas os que o cercam.

O terceiro nome analisado e o mais forte na bolsa de apostas era o do senador Alexandre Silveira (PSD-MG), que acabou se distanciando da oportunidade devido aos acordos que o PSD firmou em Minas Gerais. Silveira busca se reeleger senador e precisará lidar com a aliança oficializada esta semana entre Alexandre Kalil (PSD), candidato a governador, e o PT, que deve indicar um vice na chapa de Kalil.

Mesmo os senadores governistas avaliam que o cenário mais provável é que o governo federal permaneça sem líder ao menos até o fim da corrida eleitoral. Uma indefinição que pode se estender até o início de 2023, ano em que um terço do Senado poderá ser renovado.

Nesse contexto, a articulação governista no Senado fica nas mãos do senador Eduardo Gomes (PL-TO), líder no Congresso Nacional, e do deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder na Câmara.

Pautas paradas

Desde a CPI da Covid, o Senado vem se tornando um ambiente hostil ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que acumula derrotas na Casa. A mais recente foi a aprovação do MP nº 1.089, do programa “Voo Simples”, com a inclusão da gratuidade da bagagem nos voos. O cenário é de risco para o Planalto porque pode interferir no andamento de pautas consideradas prioritárias pelo governo.

O Ministério da Economia tenta resgatar a parcela da Reforma Tributária que trata do Imposto de Renda e da tributação de lucros e dividendos, mas tem dependido da atuação do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que, apesar de ser simpático a algumas causas do governo, tenta manter uma distância respeitável de tais causas e deve desempenhar apenas papel de mediador. Também a privatização dos Correios (PL nº 591/21), de interesse do governo, está emperrada, aguardando votação na Comissão de Assuntos Econômicos. Seu relator, o senador Márcio Bittar (União-AC), deixou o posto.

Os projetos do licenciamento ambiental (PL nº 3.729/04) e de regularização fundiária (PL nº 2.633/20), que interessam de perto ao setor produtivo, principalmente ao agronegócio, estão há meses parados na Comissão de Agricultura e contam com o antagonismo do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Jaques Wagner (PT-BA). Senadores apontam que parte da demora da relatora do PL nº 3.729/04, senadora Katia Abreu (PP-TO), em apresentar seu parecer deve-se à falta de pressão do governo.

Entre os projetos parados, há também o da regulamentação das debêntures de infraestrutura (PL nº 2.646/20), há quase um ano sem avanço. Além do PL nº 3.178/19, que trata do regime de partilha de produção em áreas do pré-sal e está empacado na Comissão de Infraestrutura há três anos.

Sem presença forte no Senado, o governo pode continuar tendo a sua pauta mais ideológica travada. Defendido por Bolsonaro, o projeto que muda as regras de registro, cadastro e porte de armas de fogo (PL nº 3.723/19) tem encontrado dificuldades para avançar na Comissão de Constituição e Justiça. É o caso também do projeto que prevê a redução da maioridade penal de 18 anos para 16 no caso de crimes hediondos (PEC nº 115/15).

Alexandre KalilAlexandre SilveiraCarlos VianaCPI da CovidEduardo GomesFernando Bezerra CoelhoJair Bolsonarolicenciamento ambientallíder do governoMarcos RogérioMP do voo simplesRicardo BarrosSenado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais