Início » Autor de projeto de transparência dos preços da Petrobras pede retirada da conta de estabilização do “pacote”
Câmara dos DeputadosDestaqueSenado FederalUrgente

Autor de projeto de transparência dos preços da Petrobras pede retirada da conta de estabilização do “pacote”

A+A-
Reset

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), autor do PL 3677/2021, que estabelece regras de transparência para os preços praticados pela Petrobras, pediu que o texto seja desapensado de outro que propõe a criação de uma conta de estabilização dos combustíveis. O mecanismo pretende destinar os dividendos da Petrobras à União, para que parte do lucro da estatal possa ser revertido para a sociedade em momentos de crise. No contexto atual, o projeto é visado para conter a alta dos combustíveis.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se comprometeu com a votação das regras de transparência. Contudo, a conta de estabilização é tema polêmico na Câmara, onde não há consenso entre governistas e entre a oposição.

Como os textos tramitavam em conjunto, o relator precisaria oferecer um mesmo parecer aos dois projetos. Com a separação, o projeto de Reginaldo Lopes poderia seguir de forma independente e a conta de estabilização continuar em “banho maria” na Câmara.

Apesar das controvérsias na Câmara, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se pronunciou diversas vezes a favor da conta de estabilização. Segundo Pacheco, a Petrobras possui um papel importante na redução dos preços dos combustíveis e uma alternativa para a diminuição é a sanção do dispositivo.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais