Início » João Doria desiste de candidatura à Presidência

João Doria desiste de candidatura à Presidência

A+A-
Reset
EleiçõesPolíticaUrgente

O ex-governador de São Paulo, João Doria, anunciou, em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (23), que deixa a corrida à Presidência da República. Pré-candidato vencedor das prévias do PSDB em 2021, Doria vinha em um longo processo de fritura – tinha a candidatura questionada por outros membros do partido, primeiro em prol do ex-governador Eduardo Leite, depois por apoiadores da candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS).

“Hoje, neste 23 de maio, serenamente, entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário à minha vontade pessoal. O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano”, disse o ex-governador.

Sinalizações

Em seu discurso, Doria fez sinalizou de que, diferente da movimentação estratégia que fez em março, a desistência dessa vez é sua decisão final. Na última vez que disse que desistiria da Presidência, o paulista tinha o objetivo de arrecadar apoios ao colocar em risco a reeleição de Rodrigo Garcia, que hoje ocupa o Palácio dos Bandeirantes. A disputa em São Paulo é tida como prioridade do PSDB ao nível nacional..

“Rodrigo Garcia está levando em frente um trabalho que começou com uma equipe de craques, e que certamente lhe renderá a vitória nas eleições deste ano. Rodrigo será, com muita justiça, reeleito governador de São Paulo”, disse Doria.

Tebet: “Doria nunca foi adversário”

Após o anúncio de João Doria de que deixará a corrida presidencial, a pré-candidata Simone Tebet se pronunciou por meio de nota, sinalizando que quer pacificar o terreno da terceira via depois da longa fritura do ex-governador paulista.

“Doria nunca foi adversário. Sempre foi aliado. […] Vamos conversar e receber suas sugestões para nosso programa de governo. Vamos trabalhar para unir todo o centro democrático. Gostaria muito de ter o PSDB e o Cidadania junto conosco. Vamos aguardar a decisão das direções partidárias”, escreveu.

Com a saída de João Doria da disputa, resta apenas o nome de Simone Tebet entre os partidos que vinham negociando a formação de uma terceira via. Contudo, resta saber como o PSDB deve se portar a partir de agora: se vai indicar um vice na chapa, por exemplo, ou se vai se afastar do grupo.

eleições 2022João Doriarodrigo garciaSimone TebetTerceira via

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais