Início » Economia defende aprovação do reajuste linear até junho
DestaqueEconomiaGoverno

Economia defende aprovação do reajuste linear até junho

A+A-
Reset

Em meio às negociações de reajuste salarial entre os servidores federais e o governo, o Secretário de Tesouro Nacional, Esteves Colnago, defendeu que o ideal é a aprovação da proposta de 5% no máximo até junho deste ano. Ele avaliou ainda que, se tratando de um reajuste aos servidores federais dos Três Poderes, uma medida provisória não será suficiente.

“Nosso entendimento é que não cabe MP, mas sim um projeto de lei e um PLN de crédito suplementar. Em havendo uma reestruturação de carreira, tem que estar dentro do R$ 1.7 bi da reserva. Aí vamos precisar um PLN alterando o anexo 5 da LOA, aí pode ser um PL ou uma MP. Qual o prazo? Não sei, mas o prazo está ficando cada vez mais exíguo, no sentido que dependemos do Congresso”, declarou.

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não havia recursos para fazer o reajuste. Para que o reajuste fosse viável, seria necessário cortar gastos dos ministérios e essa a proposta seria apresentada aos sindicatos.

No ano passado, Bolsonaro havia prometido a reestruturação das carreiras voltadas à segurança pública, com o reajuste de 5%. O governo logo anunciou a extensão do reajuste para os demais setores do funcionalismo público, a fim de conter as greves iniciadas. As paralisações foram convocadas novamente na semana passada, pressionando uma posição do governo em relação ao tema.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais