Início » Líder do União Brasil vai relatar projeto que limita ICMS sobre combustíveis e energia

Líder do União Brasil vai relatar projeto que limita ICMS sobre combustíveis e energia

A+A-
Reset
Câmara dos DeputadosDestaqueEconomia

Depois de ter a urgência aprovada, a Câmara dos Deputados deve votar, na próxima terça-feira (24), o projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022, que limita a alíquota do ICMS sobre energia e combustíveis a 17%. Para isso, classifica os serviços como essenciais, trocando a classe de regras que se aplicam à tributação dos setores. O líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), foi designado relator da proposta. 

Na avaliação do autor do projeto, deputado Danilo Forte (União-CE), a votação da urgência, na quarta-feira (18), possibilitou medir o clima entre as bancadas, já que apenas o partido Novo e o Psol orientaram contra a proposta. A avaliação de aliados do presidente da Câmara, ouvidos pela Arko Advice, é de que o projeto tem aderência por se tratar de tema considerado urgente, especialmente em período eleitoral, e pela situação dos estados, cuja arrecadação é recorde. 

Questionado sobre a provável oposição dos estados, que devem reclamar do impacto fiscal, Danilo Forte pontuou que os governos locais estão se beneficiando do aumento nos ganhos, que é consequência da inflação. “É natural [a oposição dos estados]. Mas eles têm que entender que todos eles estão com excesso de arrecadação. O Estado do Ceará teve um superávit no ano passado de R$ 12 bi. O projeto é importante para o Brasil porque energia e combustíveis são os dois maiores formadores de preço, afetam a inflação, então o impacto disso para a cadeia produtiva nacional é muito grande”, argumentou.

A equipe do deputado Danilo Forte trabalha no cálculo do impacto fiscal sobre os cofres estaduais, dado que deve ser publicado nesta sexta-feira. A Arko procurou o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), que informou ainda discutir um posicionamento.

 

ComsefazDanilo ForteElmar NascimentoICMS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais