Início » Distância entre Lula e Bolsonaro no 2º turno cai para 7 pontos, aponta Exame/Ideia Big Data

Distância entre Lula e Bolsonaro no 2º turno cai para 7 pontos, aponta Exame/Ideia Big Data

A+A-
Reset
DestaqueEleiçõesGovernoPolítica

Com 41% das intenções de voto, o ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa ao Palácio do Planalto. O segundo colocado é o presidente Jair Bolsonaro (PL), que registra 32%. É o que aponta a nova rodada da pesquisa Exame/Ideia Big Data divulgada nesta quinta (19).

Na terceira posição aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 9%. O ex-governador João Doria (PSDB-SP) tm 2%. A senadora Simone Tebet (MDB) e o deputado federal André Janones (Avante) registraram 1% cada. Os demais candidatos somam 3,2%. Brancos, nulos e indecisos atingem 12%.

Em relação à sondagem de abril, Lula e Bolsonaro ficaram estáveis. Embora o ex-presidente e o presidente tenham oscilado um ponto para baixo, a variação está dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na espontânea, Lula lidera com 34%. Bolsonaro aparece com 27%. Ciro tem apenas 4%. Brancos, nulos e indecisos atingem 30%.

Nota-se que a polarização entre Lula x Bolsonaro continua bastante consolidada. Ambos concentram 73% das intenções de voto no cenário espontâneo e 61% na espontânea.

Num eventual segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, cenário mais provável hoje, Lula venceria por 46% a 39%. Brancos, nulos e indecisos atingem 15%. Apesar da vantagem de Lula, sua distância em relação a Bolsonaro caiu de 9 para 7 pontos percentuais em relação a janeiro.

De acordo com o Big Data, considerando a divisão do voto por regiões, apesar de Jair Bolsonaro estar em vantagem no Norte (50% a 24%), Centro-Oeste (43% a 28%), e Sul (40% a 34%), Lula tem a preferência dos eleitores nas maiores do país: Sudeste (37% a 33%) e Nordeste (58% a 19%).

Também é possível observar uma forte divisão por renda das intenções de voto. Enquanto Lula vence Bolsonaro nas classes D e E (45% a 25%), o presidente supera o ex-presidente nas classes A e B (41% a 34%).

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais