Início » Senado aprova MP do setor aéreo com bagagem gratuita
CongressoDestaqueNotícias

Senado aprova MP do setor aéreo com bagagem gratuita

A+A-
Reset

O Senado aprovou, na noite de terça-feira (17), a “MP do voo simples“, Medida Provisória que simplifica e atualiza processos e procedimentos no setor aéreo.

Os senadores aprovaram o retorno do despacho de uma bagagem gratuita de 23kg para voos nacionais e de 30kg, para internacionais. A proposta simplifica também o licenciamento das aeronaves, facilita a criação de novas companhias aéreas, democratiza o espaço aéreo e dispõem das primeiras regras para acordos internacionais que admitem o “céu livre”.

Representantes do setor argumentam que a gratuidade das bagagens deve encarecer as passagens aéreas. Antes da votação, Viana retirou o trecho do relatório, mas foi vencido em Plenário. O relator também recomendou a relicitação sem pagar toda a indenização ao concessionário e permite que recursos públicos sejam usados para pagar essas possíveis indenizações quando o dinheiro da outorga não for suficiente.

Agora, a matéria retorna à Câmara dos Deputados, já que sofreu alterações. O governo já se manifestou contrário à gratuidade da bagagem, ponto que tem grandes chances de ser vetado pelo presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais