Início » Caso PSDB não recue, Tebet deve ser a escolhida da terceira via

Caso PSDB não recue, Tebet deve ser a escolhida da terceira via

A+A-
Reset
DestaqueNotíciasPolítica

O MDB aguarda tranquilamente o resultado de uma reunião que pode fragmentar, de vez, a terceira via e consolidar o nome de Simone Tebet na corrida ao Palácio do Planalto. Nesta terça-feira, a executiva do PSDB se reúne para discutir o teor de uma carta assinada por João Doria em que acusa o partido tucano de golpe, ao apoiar a realização de pesquisa qualitativa/quantitativa para definir o candidato da terceira via.

A carta caiu mal entre o tucanato que vê no gesto de Doria o reconhecimento da derrota no levantamento que deve ser apresentado na quarta-feira. Além disso, apesar de ser endereçada ao presidente do partido, Bruno Araújo, a avaliação é de que Doria atinge os 34 integrantes da executiva ao questionar a integridade da decisão e a real intenção dos dirigentes. Pesa ainda contra o ex-governador de São Paulo, o fato dele ter admitido abrir mão de sua candidatura e concordado em unir forças com outras legendas, como uma forma de furar a polarização. Mas diante da real possibilidade em deixar de ser cabeça de chapa, Doria mostra contrariedade após PSDB, MDB e Cidadania definirem como critério para essa escolha a realização de pesquisas quantitativa e qualitativa.

No PSDB, a percepção é que se o partido mantiver a posição de apoiar o resultado da pesquisa, estará dando aval para a candidatura de Simone Tebet e sepultando de vez as chances do ex-governador, nome que sempre dividiu opiniões dentro do partido. Integrantes da executiva consultados pela Arko Advice não acreditam que o PSDB irá recuar da decisão e esperam que, até quarta, Doria mude de ideia e tenha “alguma sensatez”. Já no MDB, a avaliação é de que Tebet não depende de Doria para se cacifar candidata e, independentemente do que os tucanos decidirem, o nome dela será mantido.

Recentes pesquisas cadastradas no TSE apontam João Doria a frente de Simone Tebet, mas com uma diferença pequena, dentro da margem de erro. Ponto positivo para Tebet é a rejeição menor que a de Doria. Pesquisa Quaest/Genial, divulgada na semana passada, aponta que 59% conhecem e não votariam em João Doria, enquanto Tebet, neste quesito, marca 16%. Em tese, a senadora tem mais condições de crescer numericamente já que também é menos conhecida pelo eleitorado. A mesma pesquisa aponta que 78% não a conhecem, enquanto somente 24% desconhecem Doria.

Em evento, nesta segunda, Tebet foi questionada sobre Doria. “A gente pode começar separado e lá na frente se encontrar. Ainda há uma avenida, no que se refere ao tempo. De hoje até as convenções nós temos dois meses”, declarou.

Bruno Araújoeleições 2022João DoriaMDBPSDBSimone Tebet

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais