Governo aciona STF contra política do ICMS adotada pelos estados

Bruno Bianco é o advogado geral da União. Foto: Alan Santos/PR

A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra os estados em virtude da decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) que decidiu adotar alíquota com custo padrão fixo por litro para o diesel, prorrogando o congelamento do imposto estadual por mais 90 dias.

O tema foi alvo de críticas do Legislativo e do Executivo e, nesta semana, o presidente do Senado chegou a se reunir com os secretários estaduais de Fazenda. Isso porque, o Congresso aprovou legislação para reduzir os impactos da alta dos combustíveis, mas os estados conseguiram contornar a norma, definindo um valor único elevado e dando autonomia para cada unidade da federação definir descontos.

A decisão foi tomada em reunião extraordinária do Confaz. Pelo acordo, a alíquota estadual para o litro de óleo diesel S10 foi fixado em um teto de R$ 1,0060, calculado com valor de referência de novembro do ano passado.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pede a impugnação da decisão e tem como finalidade “combater inconstitucionalidades detectadas no convênio”, afirma trecho do documento.

A AGU pede suspensão dos efeitos adotados pelos estados até o julgamento do processo para “em vista o risco representado pelas normas em questão para a integridade das competências constitucionais do legislador complementar e para os princípios constitucionais do pacto federativo, da legalidade tributária e da uniformidade das alíquotas de tributação de combustíveis pelo ICMS”. Também pede que sejam solicitadas informações ao Confaz, bem como à Câmara e ao Senado “que tiveram suas competências usurpadas pelo ato normativo”.

Postagens relacionadas

Lewandowski defende inclusão do Susp na Constituição para enfrentar crise das prisões

Eduardo Leite x Paulo Pimenta: Disputa pode gerar ‘politização’ das chuvas no RS

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais